BLOG DO BERTINHO

Confira as ações da librelato com seus colaboradores

11.01.2018

Librelato Realiza Premiação do Campeão do ano do Programa 5S´s

A Librelato S.A  realizou no último mês de dezembro a entrega do premio Anual do Programa 5S, ferramenta fundamental do Lean Manufacturing – ou, em bom português, Manufatura Enxuta. Iniciativa que motiva e incentiva os profissionais a seguirem os cinco sensos: utilização, ordenação, limpeza, padronização e disciplina.

Por meio do Programa 5S´s é possível organização, aumentar a qualidade e a produtividade, aproveitar melhor o espaço físico, flexibilizar, padronizar, identificar anomalias e reduzir acidentes.

Os condutores do evento foram o Sr Neverton Maciel, Coordenador de Gestão da Qualidade e Lean Manufacturing, e o Sr. Eduardo vieira, Analista de Lean Manufacturing.

Vencedores de 2017

Mensalmente a Librelato realiza auditorias e faz eventos para reconhecer os vencedores do 5S. Porém, neste mês de Dezembro foi realizado a entrega do Premio Anual 5S´s 2017 para as equipes que mais se destacaram durante o ano no ranking do programa, nas duas unidades.

Foram os setores de:

Corte e Dobra: Campeão Anual do Programa 5S´s 2017 – Unidade de Içara e

Expedição: Campeão Anual do Programa 5S´s 2017 – Unidade de Criciúma.

O Implementador Gilmei  e o Coordenador Luis Fernando recebendo o Prêmio de Campeão 5S´s 2017 de Criciúma  das mão dos Sr. Aloir Librelato.

Os Implementadores Darlan e Rick, junto com o Coordenador Nelson Mathyas recebendo o Prêmio de Campeão 5S´s 2017 de Içara das mãos do Sr. Marco Camargo.

As equipes comemorando a vitória

Ao final do evento o time de Diretoria e Gerencia presente se pronunciou compartilhando o seu entusiasmo com todos os presentes. Ramiris Beltrame, Rodrigo Corso e Ivanize Batti destacaram a participação efetiva de todos os envolvidos, a evolução dos times e os resultados. Todos reconheceram a mudança e ressaltaram a evolução do programa em paralelo com o momento da empresa como um todo.

O Sr Marco Camargo enalteceu o programa, agradeceu a todos que fizeram parte do trabalho e abordou a prática como um exemplo a ser seguido para outras ferramentas de participação coletiva.

O Sr. Aloir Librelato parabenizou o programa 5S´s, destacou a organização das fábricas e falou sobre a importância do programa, sendo essencial para a redução de custos e aumento da produtividade. Também destacou a utilização da ferramenta em outras partes da sociedade, pois seguindo os bons exemplos do programa podemos mudar o país.

Conhecendo os 5S’s

O termo 5S é derivado de cinco palavras japonesas, todas iniciadas com a letra S ‘Senso de', que significa "exercitar a capacidade de apreciar, julgar e entender”

• Seiri (Classificação, Utilização),

• Seiton (Organização, Arrumação),

• Seiso (Limpeza),

• Seiketsu (Higiene, Padronização, Identificação),

• Shitsuke (Disciplina).

Ciclo de implementação dos 5S’s

Ciclo de Gestão dos 5S’s