BLOG DO BERTINHO

Confira as ações da librelato com seus colaboradores

14.09.2018

Librelato promove semana SIPATMA e reforça comportamento seguro no trabalho

  • Ação vem melhorando continuamente a motivação e conscientização de colaboradores sobre saúde, segurança no trabalho e meio ambiente

Prevenir acidentes e conscientizar os colaboradores sobre saúde e segurança do trabalho, além de ressaltar a importância do meio ambiente. Este é o objetivo da Librelato ao promover a SIPATMA (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e Meio Ambiente), que neste ano teve início no último dia 10 e termina hoje, 14 de setembro.

A ação é organizada anualmente pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho (SESMT), e também chega todos os anos à sede da Librelato. Em 2018, o tema “Comportamento Seguro” traz como slogan a frase “Eu me deixo cuidar, cuido de mim, cuido do outro e juntos cuidamos do meio ambiente”.

Todos os profissionais da Librelato vêm participando da ação ao longo desta semana, com programações variadas de palestras, treinamentos e atividades interativas.

O cronograma inclui tanto atividades para os colaboradores, como algumas específicas para os setores produtivos e administrativos da empresa. Alguns exemplos incluem a palestra de abertura, a “Árvore das Ideias Seguras e Sustentáveis”, a “Blitz Ergonômica” e as atividades interativas, que são oferecidas para todos; e os temas “Palestra Acidente de Trabalho e suas Consequências”, “Movimentação Segura com Empilhadeiras”, “Treinamento Combate à Princípio de Incêndio”, “Saúde Mental - Setembro Amarelo” e “Blitz da Movimentação Segura” para os colaboradores da produção.

Para garantir o máximo aproveitamento da ação, as palestras na Librelato estão sendo realizadas tanto por psicólogas da empresa, como por profissionais da Maxipas, Inovarum – Gestão e Treinamento, Fundai (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara), FAMCRI (Fundação do Meio Ambiente de Criciúma), e pelo Núcleo de Promoção e Atenção Clínica à Saúde do Trabalhador, o NUPAC-ST.

A abertura oficial do evento ocorreu no dia 10 de setembro e contou com a presença do palestrante Jardel Beck. Formado em Administração pela UFSC, ele também é Especialista em Marketing com Ênfase em Vendas pela FGV, Master em Programação Neurolinguística, Pesquisador da Comunicação de Alto Impacto e foi premiado no Festival Internacional de Mágicas de Marrakesh. Beck já realizou mais de 500 apresentações e alcançou, com elas, um público superior a 100 mil pessoas, em 21 estados do Brasil.

Nesta sexta-feira, 14 de setembro, as atividades interativas acontecerão a partir das 9h00 e serão destinadas a todos os colaboradores da Librelato. Além das conscientizações, eles poderão aproveitar diversas brincadeiras e até mesmo torcer pelo sorteio de brindes.

De acordo com a técnica de segurança Alexsandra Lessa, é importante destacar que a SIPATMA, que une os temas de segurança e meio ambiente, acontece na Librelato há quatro anos, mas antes mesmo de 2014 os eventos já aconteciam separadamente. Primeiramente a Semana do Meio Ambiente, e depois a SIPAT (Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho), ou seja, sempre foram preocupações da empresa esses temas, explica.

Algumas atividades em destaque na edição deste ano

Árvore das ideias seguras e sustentáveis: atividade que acontece de segunda a quinta-feira, destinada a todos os colaboradores. Consiste no preenchimento de um formulário com ideias e sugestões sobre segurança e meio ambiente. Além da empresa avaliar as ideias escritas, a participação também garante a chance em sorteios que acontecem no último dia de evento.

Blitz da movimentação segura: essa atividade é direcionada para os colaboradores da produção. Acontece quando um profissional terceiro se veste de colaborador da Librelato e fica ao longo de três horas na produção analisando os colaboradores. Logo após a atividade, todos se reúnem e melhorias são pontuadas pela empresa.

Blitz ergonômica: atividade direcionada ao administrativo, onde os integrantes do NUPAC-SC esclarecem dúvidas e orientam quanto à postura correta, alongamentos e importância da ergonomia para a saúde. Ao mesmo tempo, outros integrantes do NUPAC ficam nas tendas recebendo os colaboradores da produção com diversas atividades, como alongamentos, testes psicológicos, uso de dinamômetros manual, palmar e lombar, além de orientações sobre exercícios e alongamentos necessários no dia a dia.

Na opinião de José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato, “o evento tem grande importância e vem melhorando continuamente a motivação e conscientização de nossos profissionais, que ficam mais interessados e atentos quanto à sua saúde e aos cuidados com o meio ambiente”, finaliza.

Se você também se interessa pela segurança no trabalho, pelo cuidado com o meio ambiente e toda a conscientização promovida pela SIPATMA, não se esqueça do slogan deste ano para pensar em suas atividades do dia a dia:

Eu me deixo cuidar, cuido de mim, cuido do outro e juntos cuidamos do meio ambiente!