BLOG DO BERTINHO

Confira as ações da librelato com seus colaboradores

12.08.2020

Implementos na pandemia

José Carlos Sprícigo, vice-presidente da Anfir (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários), e CEO da Librelato, conta um pouco sobre o momento que o setor de implemento está vivendo.

“Tivemos um ano difícil em todos os setores da economia e no segmento de implementos não foi diferente. De acordo com a Anfir, no primeiro semestre deste ano, foi registrado recuo de 13%. De janeiro a junho as vendas foram de 49 mil unidades, sendo que no mesmo período de 2019 tivemos 56 mil produtos comercializados”, diz.

Especificamente no segmento carroceria sobre chassis, a retração chegou a 12%. De janeiro a junho deste ano foram vendidos 22 mil produtos contra 2 5 mil unidades no mesmo período de 2019.

Existe uma expectativa de que o setor agrícola ajude a minimizar esse cenário, já que 40% de faturamento vem desse segmento, que tem dado mostras de seguir aquecido. Por conta dessa expectativa, a ANFIR estima que a perda geral da indústria de implementos rodoviários em 2020 deverá ser de aproximadamente 10% totalizando cerca de 108 mil produtos emplacados.

Sprícigo conta ainda que no início da pandemia, os bancos estavam visualizando uma inadimplência muito grande no segmento de implementos. “Houve muitas restrições ao crédito, mas logo eles mesmos prorrogaram as parcelas de financiamento aos transportadores, prestações do BNDES, além disso, o Governo aprovou outras prorrogações PIS, CONFINS, IPI, de vários impostos, o que facilitou a vida dos transportadores e não tivemos essa inadimplência”.

Ainda por conta da quarentena, foi editada pelo Governo Federal a Lei 10414, que determina que entre 3 de abril e 2 de outubro as operações financeiras podem ser realizadas sem a cobrança do IOF. “Isso é uma boa oportunidade para comprar o caminhão ou o baú, menos imposto para o transportador, se ele pode aproveitar o momento para investir, é uma boa dica financeira”, finaliza.

Para mais informações, acesse: https://bit.ly/2XsR8Y8