BLOG DO BERTINHO

Confira as ações da librelato com seus colaboradores

07.08.2020

Pequenos gestos, grandes resultados

No último dia de julho plantei mais uma árvore. Essa é uma ação simples, fácil de fazer, que sempre me traz grande alegria. Quando plantamos uma árvore estamos semeando vida. Plantar uma árvore, e cuidar dela para que ela cresça de maneira saudável e segura, é um gesto de grandeza e uma maneira muito bacana de dizer: estou dando minha humilde contribuição para um meio ambiente melhor.

Ao ajeitar essa pequena muda na terra de nossa planta em Içara e regar dei início a uma importante campanha que deflagramos aqui na empresa, batizada de “Librelato + Verde”. Vamos oferecer mudas a todo profissional que desejar participar dessa campanha e, também, para fornecedores, clientes e pessoal da comunidade.

Essa ação vai se estender até o dia 21 de setembro, Dia da Árvore e, até lá, esperamos contar com o apoio de toda Família Librelato (profissionais, clientes e fornecedores) bem como dos amigos das comunidades onde temos nossas fábricas. Mas, posso garantir, é muito bom, emocionante e recompensador plantar uma árvore.

Vamos tocar outras ações assim. A Librelato aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS e ao Movimento Nacional ODS Santa Catarina. O objetivo é cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos Países membros da ONU durante sua 70ª Assembleia Geral realizada em setembro de 2015, em Nova York e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense por meio de ações sustentáveis da empresa.

Há muito a se fazer em prol do meio ambiente. E cada um deve fazer sua parte. Quando você planta uma árvore é como se você estivesse fazendo um pacto positivo com o planeta Terra. É uma espécie de aliança do bem onde você se compromete a proteger o meio ambiente em que você e sua família vivem e, do qual, fique certo, todos nós dependemos.

Portanto, se queres viver em um mundo melhor, se queres que seus filhos, netos e bisnetos vivam em um mundo mais saudável, cuide bem de tudo o que a Terra lhe dá. Não jogue lixo pelas ruas, faça um consumo consciente e procure, ao máximo, reciclar. Quando for a um parque, praia, campo ou montanha, cuide para nunca deixar seu lixo nesses locais que devem ser preservados. O que você levar, traga de volta e descarte no local correto. Lugar de lixo é no lixo!

É decente, civilizado, educado e inteligente respeitar e preservar o meio ambiente. Além de tudo, é muito gratificante. Quer ajudar a gente a cuidar da natureza? É muito fácil e não custa nada. Você pode começar plantando e cuidando de uma árvore.

Por José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato.