Discurso José Nei Alberton Ascari - Deputado Estadual na posse de Lussa Librelato

30.05.2011
 

 

            Hoje é um dia especial. Cumprimento o prefeito Tinto que transmite ao vice Lussa o cargo de prefeito de Orleans, a sua esposa, secretária municipal, cumprimento o Lussa Librelato, que assume essa grande responsabilidade de comandar o município. Cumprimento nosso presidente da câmara de vereadores, Lucresio que é o preside do partido aqui em Orleans, cumprimento nosso magnífico reitor, professor Celso, Doutor Paulo Juiz de direito, professor e escritor Jucely Lottin, os nossos vereadores aqui presentes, secretários municipais, imprensa e a família do Lussa Librelato que se faz também presente, em grande número nesta tarde.

            E quando se fala na família do Lussa, não podemos esquecer do nosso já saudoso, Lali Librelato, citado aqui pelo Lucresio, que foi uma pessoa que deu muita contribuição para o município de Orleans e nossa região. 

            Eu tive a oportunidade de conviver com o Lali por muito tempo, alias aprendi com o Lali. Eu comecei cedo na política e aprendi com muita gente, e, entre elas, o meu pai, que foi prefeito e me deu uma grande contribuição política como para tantas outras pessoas. Mas aprendi muito com o Lali e com o seu estilo muito austero, firme de comandar.

            Acho que nesse momento em que um membro da família assume o poder do município de Orleans, precisamos também render homenagens a ele e tantos outros que também não estão mais entre nosso convívio, mas que deram também uma parcela importante para o desenvolvimento de Orleans, que hoje ocupa um espaço importante no cenário econômico, político e administrativo do Sul do Estado de Santa Catarina.

            Como eu cheguei tarde e atrasei a cerimônia, vou cortar meu discurso pela metade. Nós estávamos em Tubarão, em uma programação com o governador, que começou às 8 horas da manhã, e eu tive a oportunidade de apenas dar uma palavrinha no evento da Unisul, e rapidamente me deslocar aqui para Orleans, para acompanhar esse momento importante para a cidade, e para quem sai e para quem entra no comando da administração municipal.

            Estamos vivendo hoje um momento importante no governo do estado, uma fase decisiva para as prioridades também da nossa região.  Uma segunda etapa estratégica desenvolvida pelo governo do estado e toda sua equipe, de que os governantes saiam um pouco mais dos gabinetes. Os gestores públicos têm que sair dos gabinetes, do conforto, desse ambiente do ar condicionado e de fato entrar em contato com as pessoas, entidades, com gestores municipais, no caso do governo do estado, para acolher os sentimentos e para receber essas reivindicações, colhendo esses anseios da população, pois aí sim irão poder decidir com mais propriedade e, baseados nessas informações, resolver investimentos e as ações que o poder público tem que desenvolver.  

            Por isso que nós estamos nesta programação, que começou terça-feira, por Araranguá, passamos por várias cidades e terminamos hoje no Sul do Estado.

            É sempre uma alegria vir a Orleans, onde eu sempre sou extremamente bem recebido, e o calor humano aqui da população é muito grande. Eu quero aproveitar para fazer uma declaração de amor pela cidade. Nós temos uma ligação muito forte com o município de Orleans, porque nasci aqui na Invernada, que pertencia a Paróquia de Orleans e freqüentávamos com muita intensidade o município e isso me parece que se intensificou com o passar do tempo, já que foi grande o apoio que recebemos na última eleição aqui no município de Orleans, uma votação histórica que nos compromete muito com a gente do município e com as comunidades que aqui estão estabelecidas.     

            Eu quero aproveitar esse momento, aqui na presença do prefeito que sai e o prefeito que entra, para reafirmar esses compromissos. Nós ainda não tivemos oportunidade, Lussa, Jacinto, nossos vereadores e secretários municipais de trazer benefícios, porque o governo justamente está em uma fase inicial de diagnóstico, mas a nossa expectativa é para que comece a partir de maio, e é desta forma que o governador vai conduzir as coisas, e vamos começar a vislumbrar também perspectivas e parcerias. E eu quero aqui reafirmar em função dessa relação muito próxima que temos e em função do apoio recebido, o nosso comprometimento de trabalharmos muito no interesse das defesas do município de Orleans.    

          O nosso mandato pertence não ao Zé Nei que está aqui neste momento, pertence a essa região, que deu uma resposta muito forte no nosso projeto eleitoral do ano passado. E essa é a razão maior por estar aqui hoje, e cumprimentar o Tinto que tem se dedicado bastante, junto com toda a sua equipe no comando das ações municipais e cumprimentar, sobretudo o Lussa, que assume essa importante tarefa, essa missão.

            E a missão de ser prefeito é a mais árdua de todas. Eu tive a oportunidade de ser prefeito por oito anos, em duas ocasiões. Fui secretário de estado, fui chefe de gabinete da presidência da assembléia e hoje sou Deputado, posso hoje aqui afirmar com muita tranqüilidade, não existe função mais desgastante do que a função do prefeito municipal. Mas também é uma função muito gratificante. E sabem por que ela é trabalhosa? Porque é na porta da casa do prefeito, do gestor municipal, que a população bate para ver o seu problema resolvido. E, é o prefeito, o secretário municipal e o vereador que tem essa responsabilidade de buscar a solução desses problemas, buscar parcerias junto aos órgãos governamentais, para dar uma satisfação a população para pelo menos atender parte dessa demanda que é sempre muito crescente.

            Por isso que é um momento importante para a cidade, é um momento importante para quem assume. Estamos aqui para cumprimentar quem sai pelo trabalho feito, desejar uma feliz viagem, que possa efetivamente trazer bons resultados também para o município, mas, sobretudo cumprimentar a quem entra e assume, e que eu tenho certeza que é com um gás muito forte, com uma disposição muito grande de fazer neste período de 30 dias o máximo possível pra atender a gente que merece toda atenção do poder público aqui do município de Orleans.

            Portanto, parabéns a administração, parabéns a você Lussa, parabéns aos familiares, e eu tenho certeza que a administração municipal ficará muito bem nesse período, o Tinto pode viajar sossegado, tranqüilo que Orleans fica em boas mãos.

           Dispensamos aqui qualquer tipo de comentário sobre a pessoa que está aqui assumindo, um empresário como foi dito aqui por Doutor Paulo, que precisa trazer evidentemente para a administração pública essas coisas que representam o sucesso da iniciativa privada, para que com isso possa dar uma contribuição importante para que o município continue a passos largos se desenvolvendo. Portanto, parabéns ao Lussa e toda a sua equipe, desejo sucesso e apenas reafirmo nosso compromisso e digo que estamos à disposição e vamos com toda certeza neste período também estabelecer parcerias importantes para ajudar a administração e, ajudando a administração, conseqüentemente estaremos ajudando a população que é a razão maior de qualquer trabalho público.

Muito obrigado e parabéns a todos!