Discurso de Celso de Oliveira Souza - Reitor da Unibave na posse de Lussa Librelato

30.05.2011

 

 

            Cumprimentar o prefeito titular, que está passando a responsabilidade para o Lussa, em função especialmente das viagens que estamos fazendo, na Europa. Estaremos fazendo uma viagem bastante importante e interessante, porque estaremos indo na cidade de Avedo, em Portugal, homologar um convênio e também apoiar dez alunos que temos lá, do curso de Cerâmica, que estão durante seis meses fazendo estudos naquela grande universidade, que tem como foco principal a cerâmica. Aquela é a principal universidade do mundo na área de cerâmica.

            É realmente um feito importante para nós aqui de Orleans/SC, desta região termos conseguido realmente esse intercâmbio. Que muitas outras universidades nos questionaram como a gente conseguiu isso. Bem, de repente pela nossa cultura deva ter facilitado. Porque eles realmente são uma grande universidade. Nós também estamos indo na universidade de Barcelona, onde vamos conversar com o reitor sobre o projeto que estamos desenvolvendo aqui em Orleans e nesta região da escola Criativa. Além disso, vamos  nas redes de escolas técnicas de Bergamo, onde assinaremos um convênio para colocar os alunos na nossa escola agrícola de Invernada, para fazer estágio lá também.

            Acho que isso é realmente uma coisa significativa e importante, e além de outras possibilidades que vamos tentar desenvolver naquele território, porque eles têm uma maturidade bem superior a nós, em relação de vida e experiência na área do conhecimento.

            Então eu creio que esse ato tenha esse simbolismo, além de estar proporcionando a oportunidade ao vice-prefeito de poder demonstrar um pouco da sua responsabilidade e competência para o município de Orleans.

            Estou muito agradecido de estar aqui neste momento e participar deste evento que tem uma importância na história significativa para o nosso município e nossa região, por tudo aquilo que estamos fazendo e pela admiração por aqueles que nos visitam. Muito Obrigado.