Discurso da posse de José Carlos Librelato

02.05.2011

 Bom dia,

Gostaria de cumprimentar todos os presentes e dizer o quanto é importante para mim, assumir, pela segunda vez, a chefia do executivo municipal como Prefeito.

Desde criança esse foi um dos meus sonhos, principalmente para ajudar as pessoas. Posso garantir que estou na política porque amo o que faço e sempre realizo todas as ações com o máximo de atenção e carinho. Porque na vida para coisas serem bem feitas não adianta simplesmente gostar do que faz tem que no mínimo amar! Portanto, estou aqui para servir e não para ser servido.

 Auxiliar no desenvolvimento social e econômico da cidade é algo gratificante,  e é por isso, que também atuo como Presidente da Fundação Hospitalar Santa Otília, de forma gratuita, como fazemos na condição de Presidente do Conselho Curador da nossa Febave, pois a educação e a saúde não dependem só dos órgãos públicos, dependem, também, de toda a população. Todos nós juntos seremos capazes de fazer uma sociedade melhor e mais justa.

 Pretendo, neste momento, governar a cidade de Orleans, por 30 dias, dando o melhor, governando para todos. Queremos ajudar os 21 mil orleanenses, da cidade e do interior, empresários e trabalhadores.

 Existem diversos tipos de pessoas, as que se surpreendem com que aconteceu, as que vêem acontecer e as que fazer acontecer. Gostaríamos de ser, enquanto administradores públicos, aqueles que fazem acontecer!

 Em frente à administração municipal, pretendemos planejar, organizar e coordenar pessoalmente as atividades que serão desenvolvidas neste mês, com planejamento, mas nunca se esquecendo de algumas virtudes que devemos ter:

 Mas vamos fazer isso sozinhos? Não! Por isso eu peço aos senhores vereadores, que são os legisladores, a nos auxiliarem nesses 30 dias de governo. Nossa missão é nos unir para governar o governo de forma unida, pensando no bem comum de todos.

A receita não vai ser complicada, pois tem 3 importantes ingredientes: trabalho, trabalho e muito trabalho. 

Vamos arregaçar as mangas e fazer um trabalho a diversas mãos, vamos resolver o que tem para ser resolvido, sem vermos as cores partidárias, pois trabalhamos com o povo e para o povo. Foi para isso que fomos eleitos.

 E, aos meus colaboradores aqui na prefeitura, secretários, assistentes, enfim, todos que aqui trabalham, peço que façam 3 dias em 1, pois o tempo é curto e temos muito para fazer.

Sempre costumo dizer que o servidor público tem uma função muito importante para a sociedade. Ele é um representante do povo, uma pessoa responsável pelo sucesso da cidade pelo qual trabalha. E, será que todos os servidores desempenham sua função de maneira correta? Será que todos atendem "os clientes" que é o povo da melhor forma possível?

Vamos refletir sobre nossas ações e tentar ser cada dia melhor!

 Uma vez o Abraham Lincoln disse que "só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar" e que "para aquele que está chegando agora e criticando o que está feito, deveria estar aqui na hora de fazer. Não podemos ser especialistas em usar a crítica ao que está feito como pretexto para nada fazer."

 Um escritor antigo dizia mais ou menos assim: tocando violão é que se forma um bom ou um mal músico. Construindo bem é que se forma um bom arquiteto. Construindo mal se forma um mal arquiteto. Assim, toda pessoa é capaz de fazer bem, mas tem que permitir que ela comece a fazer, porque ninguém nasce bom ou mal na sua profissão, mas precisando aprender a fazer.

Encerro com a frase do pensador francês Steve Beckman que diz: "Você faz suas escolhas e suas escolhas fazem você". Por isso, não sou eu, nem o Tinto, nem nenhum outro governante que irá fazer você ser melhor, a decisão está em suas mãos. Vamos juntos procurar ser cada vez melhor, procurar ajudar nossos governantes com sugestões ou críticas construtivas, pois é disso que precisamos. Temos certeza que o sucesso da nossa administração depende muito de vocês!

Conto com a colaboração de todos e saibam que também poderão contar comigo sempre, pois na minha administração AS PESSOAS ESTARÃO SEMPRE EM 1ª LUGAR!

Muito obrigado.