NOTÍCIAS

Confira as últimas notícias Librelato

06.02.2019

Conhece o perfil do caminhoneiro? Pesquisa da CNT revela destaques

Você sabia que 99,5% dos caminhoneiros profissionais do Brasil são homens, com idade média de 44 anos? Que, entre os autônomos, 47% compraram seus veículos com ajuda de financiamento? E que rodam mais de 9 mil km todos os meses?

Esses e outros levantamentos foram realizados pela 7ª Pesquisa CNT Perfil dos Caminhoneiros, apresentada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). Do total de pesquisados, 62,9% acreditam que a demanda por serviços diminuiu em 2018 e 65% dizem que a profissão é perigosa ou insegura. Para 64,6%, os assaltos e roubos são as maiores dificuldades.

Na média, os caminhoneiros utilizam seus veículos por 15 anos, trabalhando 11,5 horas por dia e com salário de cerca de R$ 4.600 mensais. Quanto ao convívio familiar, apenas 28,9% dizem que é afetado pela profissão. Outras informações sobre risco na viagem, ameaças da profissão, preços do combustível e necessidade por maior segurança em rodovias foram mencionadas.

Sobre a greve dos caminhoneiros que aconteceu em 2018, mais de 65% entre os mil entrevistados disseram ter participado, a maioria informados pelo WhatsApp. Embora 74,7% soubessem da pauta da paralisação, 56% não se demonstraram satisfeitos com os resultados da greve.

Para mais informações, acesse: http://bit.ly/2AWILsz