NOTÍCIAS

Confira as últimas notícias Librelato

09.05.2019

Mercado de combustíveis tem baixa competitividade, segundo ANP

De acordo com análise realizada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), há uma baixa competitividade entre empresas no mercado de combustíveis, o que influencia para que a gasolina não seja mais barata para os motoristas.

A ANP quer ser mais transparente em relação ao setor de combustíveis, uma vez que o assunto influencia diretamente na motivação para uma greve entre os caminhoneiros. Segundo a agência, o predomínio neste mercado hoje é basicamente de três empresas, a BR Distribuidora, Raízen e Ipiranga.

“No caso do segmento de distribuição, a margem bruta ultrapassou R$ 0,40/litro no período em que houve a maior redução de preços da Petrobrás, o que sugere, em uma primeira análise, a falta de competição no setor, o que gera a apropriação pelas distribuidoras de parte significativa dos descontos praticados pela empresa”, informou a ANT.

O estudo e as observações foram encaminhados para o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que deve avaliar o conteúdo e a análise entregues.

Para mais informações, acesse: http://bit.ly/2UXJMbc