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Transporte de cargas: previsão otimista para 2023

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Com a aproximação das eleições, a atenção sobre os cenários econômicos no setor de transportes de cargas no Brasil se torna cada vez mais necessária. Um dos desafios de quem assumir a Presidência da República no dia 1 de janeiro de 2023, é garantir uma infraestrutura de transporte competitiva, bem como os direitos da categoria, uma vez que o segmento é extremamente importante para a economia do país.

Veja só dados do setor que coletamos nos últimos dias:

  • O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) teve 0,69% de aumento em junho deste ano e um acréscimo de 3,09% em relação a junho de 2021, resultado que tem grande contribuição do setor de serviços, do qual o transporte faz parte. Os dados foram divulgados em agosto pela Confederação Nacional do Transporte (CNT);​
  • O mesmo aconteceu no transporte, cujo crescimento foi de 0,60%. O setor também apresentou aumento de 13,9% no primeiro semestre de 2022 comparado com o mesmo período de 2021;​
  • Também de acordo com a CNT, somente em julho de 2022, o transporte criou 8.926 novos postos de trabalho, sendo 8.588 deles ocupados pelo modal rodoviário;​
  • O número de fretes rodoviários no Brasil cresceu 37% no primeiro trimestre de 2022 em relação ao mesmo período de 2021, segundo levantamento da plataforma digital FreteBras;​
  • De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de caminhões em agosto somaram 12,3 mil emplacamentos, um aumento de 8,6% em relação a julho deste ano e leve queda de 2,8% em comparação com agosto de 2021.

​Os números mostram que, apesar do cenário econômico conturbado que temos vivenciado nos últimos anos, o segmento de transportes está recuperando o fôlego.

A importância do transporte de cargas para a economia

O transporte de cargas é peça fundamental para garantir à população o abastecimento de insumos básicos, como alimentos, produtos de limpeza e higiene, materiais hospitalares e medicamentos. Segundo a CNT, mais de 60% de tudo que é produzido e consumido no Brasil chega ao seu destino por rodovias.

Mesmo quando se considera outros modais, ainda assim, para a logística ser eficiente, é necessário que a carga, de alguma maneira, seja transportada por caminhões. 

Previsões econômicas otimistas para 2023

O setor de transportes tem tido avanços em relação aos últimos anos da pandemia da Covid-19.

Se no auge da pandemia, em 2020, o segmento foi impactado negativamente pela diminuição das demandas, em 2022, ele tem se reerguido, ainda que lentamente, graças ao agronegócio, construção civil, mineração e e-commerce.

Com todas essas retomadas, a possibilidade de estarmos em um cenário melhor em 2023 só aumenta.

Conclusão

Embora o transporte de cargas necessite lidar com alguns obstáculos, como o aumento dos combustíveis, as demandas de segmentos importantes para o país têm crescido e feito com que o setor de transportes seja visto com bons olhos por governantes.

Espera-se que, em 2023, sejam feitos investimentos em infraestrutura rodoviária e modernização da logística de transporte no Brasil, bem como políticas públicas voltadas para melhorias das estradas brasileiras.

 

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