O RH de Criciúma e o Jurídico da Librelato receberam o cobiçado Selo 5S. A premiação foi realizada durante a Semana do Sistema Librelato de Excelência – SLE, que ocorreu entre os dias 2 e 6 de maio, com o objetivo conscientizar sobre a importância do programa e os benefícios deste para a empresa e o próprio colaborador.
Uma das ações feitas na Semana do SLE foi a distribuição dos panfletos de divulgação, que sugeriu aos profissionais darem uma ideia de melhoria para a companhia em troca de um brinde (churros) feito na hora, nos Food Trucks terceirizados, e garantiu bons retornos e interações entre os profissionais. Outra atividade muito especial foram os cursos sobre os 08 selos do SLE e Filosofia Lean, além das palestras on-line realizadas com as equipes para que elas entendessem melhor o funcionamento do SLE.
Rodrigo Corso, Gerente de Excelência Operacional da Librelato conta que o objetivo do projeto, idealizado em 2019 e com previsão de conclusão em 2024, envolve todas as áreas da empresa com a finalidade de desenvolver processos de maneira organizada e prática e consequentemente aumentar a qualidade dos produtos e a satisfação dos nossos clientes. “Queremos reduzir desperdícios como esperas, defeitos, estoques em demasia, superprodução e defeitos. É um programa de excelência justamente por isso, porque vincula todos os processos, desde a entrada do pedido até a entrega do produto”, explica.
Cada pilar tem um selo de certificação para juntos buscarmos a evolução e a sistematização do desempenho dos processos. Para conquistar cada um deles, os setores precisam ter três auditorias com pontuação inferior a 16 pontos (Nível Excelente) e todos os profissionais devidamente treinados. Caso algum setor apresente resultado de auditoria com pontuação superior a 16, ele tem um mês para corrigir e não perder o selo.
O pilar conquistado pelo RH e pelo Jurídico foi o 5S administrativo, a sustentação do Sistema Librelato de Excelência. Ao todo, são 8 pilares.
Os 8 pilares
PILAR 5S - Obter um ambiente de trabalho estruturado para sermos uma empresa com excelência em organização, limpeza, autoestima dos profissionais, qualidade e aderência, prezando sempre pela sustentabilidade ambiental e o lucro corporativo.
PILAR SEGURANÇA - Obter um ambiente de trabalho seguro que evite os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, onde os profissionais possam realizar suas atividades e retornar aos seus lares, mantendo sua integridade física.
PILAR QUALIDADE - Aumentar os níveis de qualidade, diminuindo os índices de retrabalho, pós-venda e consequentemente contribuindo no aumento da margem de lucro. Necessidade de confiabilidade para os clientes e estar sempre à frente dos concorrentes.
PILAR PROCESSOS - Monitorar, balancear e padronizar todas as atividades, a fim de elevar os ganhos produtivos e financeiros. Esse pilar nos permite trabalhar com segurança, qualidade na origem, com maior produtividade e obter maior controle sobre os processos.
PILAR ADERÊNCIA - Aumentar a aderência da entrega de nossos produtos, otimizando nossos fluxos de valor, cumprindo datas estabelecidas, assim trabalhando com o cumprimento dos acordos de programação e entrega para o cliente.
PILAR INOVAÇÃO - Fomentar a inovação de produtos, processos e serviços por meio de programas que incentivem a criatividade de profissionais, fornecedores, representantes, clientes e empresas parceiras.
PILAR MANUTENÇÃO - Capacitar os profissionais com foco na melhoria visível de quebras, falhas e defeitos de máquinas e equipamentos. Trabalhar no aperfeiçoamento da manutenção planejada e autônoma buscando a quebra zero dos equipamentos.
PILAR LEAN - Sermos profissionais qualificados para autogerirmos nosso posto de trabalho com Segurança, Qualidade e Produtividade, através do entendimento e aplicação das metodologias da Filosofia Lean Manufacturing, prezando por processos e produtos com confiabilidade e custo competitivo. Mentalidade de Orientação por Processos – MEG.
Contexto histórico do 5S
O 5 S começou a ser difundido em forma de programa no Japão, quando, em maio de 1950, o professor Kaoro Ishikawa apresentou um método para combater o desperdício e ajudar o País destroçado pela guerra e sem recursos naturais.
O Programa 5S é considerado pelas indústrias japonesas o fator básico para que a implantação das filosofias e técnicas do Lean Manufacturing tenham êxito. O 5S recebeu essa denominação como uma analogia à letra inicial dos cinco princípios adotados, são eles:
Seiri: Utilização (Deixar à disposição apenas o necessário);
Seiton: Organização (Tudo deve estar em seu devido lugar);
Seiso: Limpeza (Um ambiente de trabalho limpo torna-se mais seguro e eficiente);
Seiketsu: Padronização (Padronização de ambientes e promovendo Saúde e Segurança);
Sitsuke: Disciplina (Seguir as normas e procedimentos estabelecidos pela organização).